Vamos Falar De Amor Próprio?...

by - 8/23/2018

"Self love is not selfish; 
You cannot truly love another until you know how to love yourself"




Hoje vou-vos falar de um assunto que tem sido muito falado e discutido ultimamente (e ainda bem). Amor próprio é o tema do post de hoje. 
Fico bastante contente que este assunto seja cada vez mais falado pois ajuda muita gente e pensar e, se calhar, a começar a olhar para si de uma forma diferente e começar a ter este tal de amor próprio. 
E se eu, ao falar deste assunto, conseguir ajudar nem que seja um de vocês, então vale a pena!
Vou-vos contar um pouco da minha história para vocês perceberem o porquê de eu não ter amor próprio e depois vou explicar o propósito do post.
Curiosos? Então continuem a ler. 


Este ano foi o único ano que eu me senti bem comigo mesma. Com o meu corpo. Nunca antes isto tinha acontecido. Sempre que me olhava ao espelho via um "pneu" a mais, uma gordurita aqui e ali, mas este ano não. Não tenho o corpo perfeito como se vê nos filmes mas, aos meus olhos, agora, o meu corpo é perfeito à sua maneira!




Eu nem sempre fui insegura. Quando era mais novita, eu lembro-me de ser uma regateira mas à medida que fui crescendo, os genes da minha família foram-se revelando e eu comecei a aumentar de peso. Sofri muito quando me olhava ao espelho e parecia que eu era um autêntica bolinha. Não tenho muitas fotos desse tempo porque eu escondia-me sempre que via uma máquina fotográfica. Não queria, por nada deste mundo, um dia mais tarde recordar-me que eu estava gorda. Porque a verdade é que estava. Lembro-me de me chatear muitas vezes com a minha mãe porque ela me dizia que já chegava de comer mas agora sei que ela só queria o meu bem! 
Na escola básica, mais ou menos no oitavo/nono ano, sofri com muita coisa. Talvez tenha sido bullying, talvez não. Mas o importante não é dar um nome a essas ações. O que mais custou foi que essas mesmas ações for feitas por pessoas que considerava amigas desde o primeiro ano de escola! E isso sim, era o que mais doía.
A partir daí foi ver a minha insegurança a cair a pique. Fechei-me "em copas", fiquei mais fria e com a entrada para o secundário tudo piorou. Parecia que toda a gente olhava para mim de lado. Parecia que toda a gente me julgava pelo meu aspeto físico. Mas não, era tudo da minha cabeça porque a maior parte das pessoas nem sequer me conhecia! 
Foi quando entrei para a faculdade que decidi que ia começar uma vida do zero. Que me ia mostrar uma pessoa confiante e sorridente até isso mesmo acontecer. E foi quando tudo melhorou. Tanto enganei o meu cérebro que ele começou a gostar de como era ser confiante e segura de mim mesma!




Então este foi O Ano. Foi O Verão
Sei perfeitamente que não tenho o corpo perfeito que todas as raparigas desejam ter mas de que interessa ter o corpo perfeito se mesmo assim não gostamos de nós? O que mais importa é termos amor próprio e gostarmos de nós mesmo porque se não gostarmos quem gostará? 
Não procurem pelo corpo perfeito só para serem instagram worthy, só para terem quem goste de vocês. Só para serem populares na escola ou para se sentirem seguras. Sintam-se bem com o corpo que têm! Claramente que, se vocês (!) quiserem, então trabalhem o vosso corpo. Comam saudável e sintam-se bem com isso. Mas façam-no porque vocês querem fazer e não porque a sociedade vos pressiona para isso! 



Sejam vocês mesmos. Riam, divirtam-se, saiam com os vossos amigos e vistam aquela roupa que vos fica mesmo bem mas com as vossas inseguranças, não gostam de como ela vos assenta. Acreditem, ela assenta-vos perfeitamente! 
Digam todos os dias a vocês mesmos: Eu sou segura e confiante. Hoje vai ser um bom dia porque vou deixar as minhas inseguranças de lado! Eu sou bonita, tenho o corpo que eu  gosto e não vou mudar por ninguém. Tal como eu fiz, dia após dia! E acreditem, tanto dizemos isto ao nosso cérebro e ao nosso coração que eles vão começar a gostar de como soa e de como nós agimos na rua perante os outros que vamos querer agir sempre assim! 




Não me vou alongar mais neste post, só vos quero dizer mais uma coisa: todos nós temos inseguranças, todos temos defeitos, todos fazemos asneiras na nossa vida. Mas isso não nos vai definir. O nosso corpo, a nossa aparência não nos vai definir! Sejam felizes, sejam perfeitos com os vossos defeitos! Aceitem-se como são e acreditem, a partir daí tudo vos vai correr como vocês querem. As oportunidades vão surgir e vocês vão ter coragem e confiança suficiente para as aceitar! Agarrem aquela pessoa que gosta de vocês mesmo que vocês tenham medo do sentimento, medo que gozem com vocês. Sejam livres, sem os padrões da sociedade para vos julgarem! Criem os vossos próprios padrões! E aproveitem a vida ao máximo porque a vida tem tanto para oferecer!...

E para acabar, deixo-vos aqui um foto totalmente natural e onde podem ver que eu estava confiante a tirar todas estas fotos e não me importava com as pessoas que olhavam para mim!




 Be happy and tell society to fuck off!

You May Also Like

20 comentários

  1. amei este post , juro que sim , o melhor post que já fizeste !
    é tao maravilhoso quando finalmente damos valor a nós mesmas e finalmente vemos que somos lindas e que o nosso corpo é lindo , força linda , és maravilhosa awww
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  2. YOU GO GIRL!
    É esse o espírito, que bom que conseguiste ultrapassar momentos e pensamentos mais difíceis e agora és feliz :)

    ResponderEliminar
  3. É esse o pensamento, querida! Gostei muito deste post! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. És o meu orgulho e um modelo a seguir. Sabes bem o quão mal estou neste momento e um dos problemas é o odiar-me a mim mesma. Mas o dia há-de chegar, como chegou para ti e ainda bem porque és simplesmente maravilhosa! te adoro baby! Continua a seres tu, tal como és!!

    ResponderEliminar
  5. A jornada de amor-próprio pode ser longa e com imensos altos e baixos, mas é um trabalho que não podemos descurar. Porque nós merecemos! Merecemos estar seguros e confiantes. Merecemos ser nós, com as nossas imperfeições. Gostarmos de quem somos deveria ser inato, mas acabamos por deixar as nossas inseguranças falarem mais alto. Quando compreendemos que elas não nos podem vencer, então aí seremos felizes. E a mudar, que seja sempre por nós e nunca pelos outros!

    r: Muito obrigada *-*

    ResponderEliminar
  6. Fico contente em saber que mudaste e que te sentes confiante contigo própria que continues essa tua jornada minha querida
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Awww, sim! Arrisca porque são lindos e ficam bem com tudo!

    Este texto fez-me relembrar tudo aquilo por o que passei. Aprendi a valorizar-me mais e a dar-me conta que, todos nós, SOMOS MAIS DO QUE UM CORPO!!! Não há necessidade de nos martirizarmos pelo "corpo perfeito" porque esse mesmo corpo não existe! Estás ótima e pensa sempre em ti... por ti e para ti <3

    NEW YOUTUBE POST | SUMMER FAVOURITES! :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. não existem pessoas perfeitas. Eu sempre fui uma pessoa insegura, só o deixei de ser, pelo menos um pouco, desde que conheci o João.
    És linda :*
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  9. ADORO a parte de cima da última foto!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/08/how-to-wear-band-t-shirts-and-look-cool.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    é isso mesmo! adorei este post :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  11. You're so beautiful!

    http://www.anastasiaburmistrova.com

    ResponderEliminar
  12. Adorei as tuas palavras e tanto que me revejo nelas... Infelizmente ainda não me sinto tão segura como tu mas sei que um dia me vou sentir bem comigo mesma, nem, que que tenha que batalhar imenso para isso... Beijinhos*

    PS: segui!

    ResponderEliminar
  13. You look lovely girl, love your confidence! Also, your blog is really amazing so I followed you, hope you'll follow back. xoxo

    Blisselly
    Instagram

    ResponderEliminar
  14. Que bom que agora te sentes bem contigo mesmo, anjo <3 O que as outras pessoas pensam pouco importa! Cada corpo é único, e lindo à sua maneira <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  15. É exatamente assim que deves pensar. Adorei o post.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. O caminho é em frente! Todos nós temos os dias cinzentos e os dias plenos de luz!
    Não podemos agradar a Gregos e a Troianos, então se assim é que sejamos nós... só nós!
    Na minha adolescência era gozada por ser magra, por ser tímida, por não me vestir de acordo com a moda, era gozada pelo meu apelido! Sofri muito com isso! Mas um dia o clique faz-se na nossa cabeça e damos o salto!!
    Tu já deste o teu! E vais num bom caminho! Muita força linda!!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. This is such a lovely idea! I totally want to try this!!
    Corporate caps online

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!