Dicas: Como Sobreviver À Faculdade?

by - 9/03/2018



Hoje o post é dirigido aos futuros caloiros que começam já este mês o primeiro ano da faculdade! E também para aqueles que estão na faculdade mas ainda não conseguiram descobrir como sobreviver a estes anos da nossa vida (risos). 
Para quem não sabe, eu já fiz um vídeo no Youtube com algumas diferenças entre o secundário e a faculdade, se também quiserem ver esse vídeo podem fazê-lo carregando aqui
E para o blog, vou trazer como é que podem sobreviver à faculdade. Dicas que resultaram comigo e eu tinha que partilhar com vocês.
Vamos lá agora ao que interessa


1. Sê Organizado 

Resultado de imagem para be organized gif

Ter uma agenda organizada e um aplicativo no telemóvel para nos lembrar sempre das coisas e estar ali sempre à mão, é essencial. Organizar o que é preciso fazer para se ter ainda tempo livre é o melhor que podemos fazer se queremos sobreviver a longos semestres! 



2. Não deixes tudo para cima da hora

Resultado de imagem para i have no time now  gif

Não deixes o estudo para a véspera da frequência ou o trabalho para fazer dois dias antes de entregar. Vai fazendo e estudando um pouco todos os dias. Assim, depois, nem sequer tens muito para estudar ou fazer em dois dias.
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.



3. Não te limites aos apontamentos da aula

Resultado de imagem para study in books  gif

Uma coisa que fui aprendendo durante estes dois anos de faculdade foi que não nos podemos limitar aos apontamentos do professor se quisermos tirar uma nota alta. Procurem livros, perguntem ao vosso professor qual a melhor fonte para completarem os vossos apontamentos (ele até vai gostar que estejam interessados) e vão ver as vossas notas acima de média!



4. Nunca faltes à primeira semana

Imagem relacionada 

Há muita gente que pensa que se faltarem à primeira semana não tem mal mas lembrem-se é nesta semana que os professores marcam as frequências e trabalhos e tu não vais querer perder isso se quiseres ser e estar organizada! Além disso há sempre menos gente na sala e os professores vão se lembrar que vocês estiveram no primeiro dia de aulas e não se vão esquecer disso futuramente!



5. Faz amigos

Resultado de imagem para make friends in college gif

A faculdade pode ser o melhor tempo da nossa vida mas também o mais desgastante e stressante. Acreditem quando vos digo que vão precisar de amigos para ultrapassar vários momentos nestes próximos anos da faculdade. E não tenham medo de ir às praxes. Aí formam-se grandes amizades! 



O maior conselho que tenho para vos dar é: divirtam-se ao máximo mas não se esqueçam a razão pela qual estão na faculdade. Não se deixem levar por pessoas que não querem o mesmo que vocês e não tenham vergonha de estudar, o que há mais nas faculdades são pessoas sempre a estudar! 
E claro, boa sorte para esta montanha russa que vai ser a faculdade!

Imagem relacionada


Alguém desse lado que vai começar a faculdade agora?
E quem já esta na faculdade ou acabou, que conselhos têm a dar?

You May Also Like

23 comentários

  1. Dicas maravilhosas hehe

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas dicas! Vão dar jeito neste meu novo ano, já que vou para a faculdade!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com
    Passa lá no meu cantinho e faz-me as perguntas que quiseres sobre mim ou sobre o blog até hoje! Mais informações no meu blog!

    ResponderEliminar
  3. Estou a entrar no meu último ano, mas as acho que as dicas continuam super válidas!
    Beijinhos

    https://mycurlycraziness.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Este é o primeiro ano que não vou estudar e ainda nem acredito! Confesso que não tenho muitas saudades das aulas, mas tenho muitas da universidade x)

    ResponderEliminar
  5. Uma das minhas grandes preocupações era não deixar tudo para a última, mas nem sempre era possível. Tinha era a sorte de funcionar bem sobre pressão :)
    Excelentes dicas!

    r: Sim, infelizmente não faltam pessoas assim :/

    ResponderEliminar
  6. Como finalista (can you believe how fast time passes?!), confirmo estas dicas. Só há uma que não acho que se aplique a todos os cursos e/ou cadeiras: "não te limites aos apontamentos das aulas". Muitas vezes os apontamentos das aulas que tinha e os ppts dos meus profs eram tão completos que eu não tinha necessidade de pesquisar mais nada e tirava altas notas na mesma :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  7. Ahahah tal e qual :P :P :p

    que saudades eu tenho destes tempos!!! Acho que não acrescentava mais nada. disseste tudo!

    NEW BRANDING POST | BEAUTY NEWS I HAVE TO TRY. :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Confesso que essa dicas são mesmo essenciais, perdi-me um pouco o ano passado mas este ano vou voltar muito mais motivada.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Okay, ler este post deixa-me um bocadinho mais aliviada, porque vou entrar para a faculdade este mês e confesso que me sinto um bocado perdida porque quero mesmo que as coisas corram bem e nem sei bem como vai ser. Muito obrigada! :)
    Na minha opinião, este tipo de posts são mesmo muito úteis!

    Beijinhos,
    https://dreamcatcherblog2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu não diria melhor... excelentes dicas! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  11. Vou este ano para o meu segundo ano de faculdade e algo idiota que fiz o ano passado foi ignorar as biografias que os professores davam com a desculpa de não ter tempo para as ler. Se eu soubesse o que sei hoje... felizmente ainda não é tarde!
    Estas são dicas muito valiosas e que fazem a faculdade ser um bocadinho menos complicada. :)
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Falta-me apenas um semestre para me licenciar e vou entrar num programa de mobilidade e do Porto vou para Coimbra, estou mesmo entusiasmada pois acredito que vai ser uma experiência incrível :)

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar

  13. Thanks for sharing such great post great blog ..... keep updating !!
    Portronics power bank 20000mah

    ResponderEliminar
  14. I really loved reading your blog. I also found
    your posts very interesting. In fact after reading, I had to go show it to my
    friend and he ejoyed it as well!

    Pen drive for Diwali Gifts

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Lancei em Maio deste ano o meu primeiro livro "Tudo o que Sempre Quis", um livro que conta a história de 5 jovens que se perderam algures na estrada da vida e o destino junta-os numa pequena vila à beira-mar, levando-os a enfrentarem os seus fantasmas do passado. Uma história sobre os erros que cometemos, as consequências e as 2as oportunidades mas acima de tudo sobre o amor, a amizade verdadeira, a lealdade, a nossa família e o que fazemos pelas pessoas que mais amamos.
    Hoje, partilho contigo o meu novo blog! Para alguém do blog pessoal que já tinha (The Choice) criei um novo onde partilho o meu percurso enquanto recém-escritora!
    Espero que gostes, espero por ti em: https://anaritacorreiawriter.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Vou ser rebelde e faltar a primeira semana ehehhe

    ResponderEliminar
  17. outora Melanie,
    Chegou um dos momentos mais importante do meu percurso académico nesta cidade. Acho que esta é a altura certa de a Doutora saber quem é que eu gostaria que me acompanhasse nestes que dizem ser os melhores anos da minha vida.
    No meio de tantas coisas novas, tantas caras novas, tantos sítios novos, tantos nomes por decorar, a doutora marcou-me pela simpatia e pelos dotes de enfermeira que tão bem demostrou quando precisei! Ser madrinha significa saber acompanhar o percurso académico, partilhar momentos marcantes como traçar a capa pela primeira vez e fazer mil e uma memórias que deixarão saudade quando tudo isto terminar. Significa deixar uma marca que ficará para sempre.
    Escolher uma madrinha não é fácil, mas eu soube desde logo que a doutora era a escolha perfeita. Por isto, e por tudo o que ser madrinha implica, doutora Melanie, aceita ser minha madrinha?
    "Caloiro que não larga o télemovel"

    ResponderEliminar


  18. Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and I will be waiting for your further write ups thanks once again.
    Parker Pens for promotion

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!