Storytime: A Minha Experiência No Estágio

by - 3/11/2019



A minha aventura dos últimos tempos tem sido o estágio. Quem me segue nas redes sociais sabe disso e tem acompanhado algumas das peripécias que lá se passam. Mas hoje decidi trazer a minha experiência para os leitores do blog e não apenas seguidores das redes sociais. 


Num post anterior eu tinha dito que estava com receio de começar o estágio pois era a primeira vez que ia fazer alguma coisa relacionada com o mercado de trabalho. Toda a gente me deu força e me deu excelentes dicas (que usei todas) e só tenho que agradecer por isso. 

No primeiro dia posso dizer que o coração quase que me ia saltando da boca. Eu fui de carro até lá e logo no primeiro dia não estava a conseguir arranjar estacionamento em lado nenhum. Comecei logo a entrar em paranoia mas depois consegui um parque que ainda ficava longe do escritório. 
Fui quase a correr para lá e antes de entrar respirei fundo e entrei com o pé direito, literalmente. 
Fui logo muito bem recebida por toda a gente no escritório, puseram-me logo à vontade e o nervosismo começou a diminuir. 

O dia de trabalho passou a correr e quando chegou ao fim estava feliz comigo mesma por ter conseguido fazer tudo aquilo que o meu supervisor me pediu. Afinal, as aulas serviam para alguma coisa. 

Agora passadas algumas semana, já vou muito mais calma, parece até que estou em casa ou a trabalhar em grupo com os meus amigos. É, sem dúvida, cansativo. Tenho estado a fazer muita coisa ao mesmo tempo mas, por um lado, fico mega feliz porque tenho aprendido bastante com este estágio. 

Claro que fico bastante irritada quando pergunto aos meus colegas o que eles estão a fazer no estágio e eles me dizem que andam a publicar no Facebook, a tirar fotografias, a fazer coisas mínimas e que os supervisores deles apontam horas que eles nem sequer lá estão. Mas sabem? No fim, quem sai a ganhar sou eu, certo? 

Portanto, se vão ter que fazer estágio brevemente ou estão com ideias de começar um estágio, força nisso. Digam logo que não querem estar ali a tirar fotocópias ou a tirar cafés. Digam que estão ali para aprender e eles dão-vos trabalho e, assim, aprendem a fazer as coisas e percebem o que é este mundo de trabalho. 

Claro que o blog tem ficado para trás com tudo isto mas quero ver se começo a fazer publicações com mais regularidade e trazer-vos alguns updates. Mas se me seguirem nas redes sociais ficam a saber de tudo em primeira mão!

Espero que continuem aí desse lado a ver a minha evolução tanto pessoal como profissional! Obrigada pelo apoio e por todas as dicas que me dão!


Melanie x 

You May Also Like

21 comentários

  1. Para o ano vou começar um estágio como projeto de fim de licenciatura e sempre que penso nisso começo o coração aos saltos! Mal posso esperar, mas ao mesmo tempo deixa-me ansiosa.
    Ainda bem que estás a gostar do teu estágio e a tirar o maior partido dele!
    Boa continuação. :D
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelo comentário <3
    é sempre bom sabermos como são as experiências dos outros, ajudam-nos sempre a aprender mais as nossas próprias experiências futuras :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  3. Mas que bom!
    Acredita que és tu quem sai a ganhar, és tu que ficas com experiência e conhecimento que te serão muitoo úteis mais tarde! ;)

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo, não são cafés ou post's no facebook que te vão preparar para o mercado de trabalho e para as exigências dele. Aproveita para aprender muito e esclareceres todas as dúvidas que te forem surgindo.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  5. Um estágio é para isso mesmo, aprender! Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Definitivamente quem está a tirar melhor proveito do estágio és tu! Por muito que em dias mais stressantes te possa passar pela cabeça que gostavas de estar num estágio que te apontavam as horas mesmo sem lá estares, quando a vida laboral efetivamente começar vais dar graças por isso não ter acontecido contigo!
    Força nisso e bom estágio(trabalho)!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas!!
    Eu vou fazer um estágio de verão e em Fevereiro de 2020 vou fazer o meu estágio curricular!! Já tenho imensas ideias para onde quero ir e com que público quero trabalhar!!

    Beijinhos,
    LúciaFilipa

    ResponderEliminar
  8. Não duvides, minha querida, és tu quem está a aproveitar melhor a experiência do estágio. Acredito que seja cansativo, mas estás a crescer, a conquistar outra autonomia e a colocar em prática o que aprendeste. E isso é maravilhoso!

    ResponderEliminar
  9. A minha experiência no primeiro estágio foi horrível, foi muito bem recebida pela equipa e tal mas depois não me davam nada para fazer até que ao terceiro dia liguei ao meu director de curso e falei com ele sobre o que se passava e conclusão muitos dos estagiários que iam para lá não fazia as horas todas, nem queriam fazer alguma coisa ( estudei analises clínicas) eu queria aprender e ter alguma coisa que fazer e não achava aquilo nada bem, mas o meu director de curso falou com eles e nada adiantou pois durante os dois meses nada fiz apenas realizei uma analise, pior que isso era estar numa sala complemente vazia apenas com uma secretária.
    Ainda bem que a tua experiência está a ser boa e no final tudo compensa.
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Such an interesting post! Hope you have a great week!
    xx
    http://www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  11. Tens razão, tu é que ficas a ganhar! Mas é pena que ainda há estágios que o pessoal anda lá ou a passar tempo ou a fazer de empregado da empresa.
    Eu em principio vou estagiar para o ano, mas é estágio de fim de mestrado.
    Beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Podes crer minha linda, no final quem ganha és tu por estares a cumprir o estágio! Força!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  13. Fico feliz por saber que o teu estágio te está a correr bem, sinceramente, não sei se vou ter que passar por essa faze diretamente durante o curso, pois acho que não tenho estágio incluído no meu programa, mas iria adorar fazer um dia, pois acho que o estágio é um lugar de aprendizagem, não um ligar para passar o tempo!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que o estágio está a correr bem, eu também já estive 2 anos em estágio (11º e 12º ano) e adorei, tinha uma ótima equipa a trabalhar comigo o que ajudou muito e aprendi muita coisa :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Que bom que estás a gostar do estágio e sem dúvida que é o trabalho mais exigente que te prepara verdadeiramente, para o mercado de trabalho. Tens a mentalidade certa em ficares contente com essa oportunidade ao invés de invejares o "trabalho" descansado de outros colegas. Desejo-te a maior das sortes!

    Beijinhos,
    Mara
    BLOG Há mar e Mara & Instagram

    ResponderEliminar
  16. OMG estamos a ter uma experiência igual. Vejo as minhas amigas a dizerem que saiem em cedo, ninguém quer saber do estágio delas. Eu vou para lá faço tudo direitinho e dou o meu máximo. Fico super cansada, mas sei que ninguém pode dizer que eu não faço as coisas. Estou a aprender e é isso que eu adoro.

    ResponderEliminar
  17. É mesmo assim que se ganha experiencia ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nomeei-te para um TaG ;)
      https://matildeferreira.co.uk/2019/03/15/tag-minha-personalidade/

      Eliminar
  18. Fico muito feliz que o estágio esteja a correr bem minha querida! Mantém o foco e esse espírito e vai ser uma experiência incrível!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  19. Nunca fiz estágio. Certeza que quando chegar a minha hora de estagiar ficarei muito nervosa. Sempre fico, então isso é certo kkkk.
    Que bom que tudo ocorreu bem no seu primeiro dia e o que você disse é verdade quem ganha, fazendo o que te pedem, é você. Ficar no estágio postando no Facebook não leva a nada.
    Boa sorte!

    Beijos ♥
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderEliminar
  20. É pena que existam pessoas que não aproveitam as oportunidades que têm. Tu fazes muito bem em aproveitar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!