O Que Não te Dizem Sobre o Fim da Faculdade

by - 4/26/2019



Com a faculdade quase a acabar, decidi que ia fazer um post com coisas que nunca nos disseram quando começamos a faculdade. Ou pelo menos a mim, nunca disseram. Estas 5 coisas eu descobri por mim mesma e ao ver os meus colegas de faculdade que já acabaram. Claro que algumas são muito óbvias, mas mesmo assim, achei que seria bom fazer esta publicação para quem está a pensar em ir para a faculdade para que não pensem que a faculdade é só festas e bebedeiras, porque acreditem, não é. 

Stress diário
Com o fim da faculdade a chegar, sinto que estou em constante stress e ansiedade. É o pensamento de ter que fazer as cadeiras, é estudar, é conciliar faculdade com amigos porque acreditem, último ano da faculdade não é fácil. Por muito que eu tente relaxar e ter boas noites de sono, muitas das vezes não é fácil. A nossa cabeça simplesmente não para. 


Medo do futuro
Além do stress diário existe o medo do futuro. Até agora estava descansada porque sabia que ia continuar a estudar e não tinha que me preocupar com mais nada. Agora é diferente. Não vou fazer mestrado, pelo menos por agora, e não saber o que me espera assim que eu estiver licenciada, mata-me aos poucos.


Não temos a mínima ideia do que é ser adulto
É verdade! Por muito que na faculdade estejamos longe dos pais e a viver fora de casa, nós não temos a mínima ideia do que é ser adulto. Claro que sabemos que vamos ter contas para pagar, IRS para fazer, renda para pagar, contas para pagar mas muitas das vezes a questão reside em "como? como é que eu vou conseguir fazer tudo isto?"


Desemprego, baixos salários, rendas altas
Cada vez de vê mais que as rendas estão a um valor louco. Aquela independência que se conseguia antes é quase impossível de alcançar. Com o chegar do fim da faculdade começamos a pensar nisso. A ver propostas de emprego e existe uma mais ridícula que a outra. "Recém licenciado com 3 anos de experiência na área, salário de 850€". Sim, já vi propostas destas. Agora expliquem-me, como é que é possível um recém licenciado ter três anos de experiência e pagar um renda de mais de 700€, sem incluir despesas? 


Passa rápido
Nem tudo são coisas más, atenção. A faculdade vai deixar saudades, a cidade onde estudas vai deixar saudades! Portanto, aproveita cada minuto, cada segundo. Aproveita as festas, as tradições e os amigos mesmo que nem todos possam ser de confiança! E aproveitando as palavras de uma amiga minha "vive o que tens a viver como se fosse a última vez e torna o momento inesquecível. Estamos inocentemente a viver dos melhores anos da nossa vida sem nos apercebermos. Apesar de o fim ser triste, deve ser encarado como a possibilidade de um começo ainda melhor".



A faculdade tem-me deixado bastante stressada, dia após dia, e tem vindo a piorar! Mas atenção, foram os melhores anos da minha vida até agora. Portanto, aproveitem enquanto podem e não se preocupem já com o futuro se estão no primeiro ano ou se estão a pensar em ir para a faculdade mas já ficam aqui alguns conselhos! 


Melanie x

You May Also Like

18 comentários

  1. Concordo muito contigo, embora não tenham sido os melhores anos da minha vida ��

    ResponderEliminar
  2. Eu cá ainda estou no primeiro, porém, também penso no "como será quando tudo acabar?" Estamos tão habituados a acabar um ano e saber que no a seguir vamos estudar novamente que quando chegamos à altuda do fim, tudo nos parece "estranho".

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não estar no final ainda, alguns sentimentos são comuns.
    Acho um ótimo post principalmente para quem está no início ou vai este ano para a faculdade.
    Acho que infelizmente, em muitas das coisas não ensinam na escola "coisas" que vão ser necessárias para toda a vida, tais como gestão de stress,como gerir o nosso dinheiro, educação emocional...Tantas competências que só nos iam ajudar em tudo na vida!

    arrblogs.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. São mesmo os melhores anos! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Tirando a questão de que passa rápido, parece que ainda ontem entrei, eu já sabia o resto, mas cresci muito durante aqueles 3 anos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. E quando chegas aos 30, parece que não fizestes nada de jeito. Aproveita o futuro forte e firme!
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  7. E pior que isso tudo é perceber que nos temos que fazer à vida e encontrar um trabalho qualquer, porque o mais provável é não conseguirmos emprego de imediato na nossa área e as contas não se pagam sozinhas. Ai ai!

    ResponderEliminar
  8. Nao fui à faculdade mas acredita que isto tudo tem a ver com a entrada na idade adulta pois passei por tudo isto, mas ajudou-me bastante pois fez-me ganhar maturidade, aprendi tanto e ganhei tanta experiencia na minha vida profissional :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  9. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Foi mesmo isso que eu senti e agora estou a tirar outro curso para ver se o meu futuro muda...
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
  10. Percebo exatamente o que sentes. Sabia que ia ser stressante, mas não sabia que ia ser assim. Todas as cinco coisas que referiste transformam-se numa enorme bola que se aloja no fundo da mente. Stress de ter coisas para fazer, de não fazer ideia do que vem a seguir ou o que se quer fazer da vida e o tempo a passar tão rápido! Em setembro começo o meu último ano de licenciatura e, como tu, também não estou a pensar num mestrado para já, ou seja, panic mode is on. No entanto, como também referes, mesmo com o stress, mesmo com o medo e a incerteza, estes estão a ser os melhores da minha vida! É tão contraditório, mas acho que se tem que sentir na pele para se perceber.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Percebo bem esses sentimentos! Então com a entrega da tese, quase que me passei de vez! Mas depois tudo se encaixa... pensei que nunca conseguiria "sair" de verdade. Mas no meu primeiro emprego, depois de estudar para o que queria fazer ADORO! E deixou saudades mas não voltava. São anos de diversão pura (estudos, claro) mas de companheirismo, amigos e vida boémia. O trabalho dá muito mais stress e dores de cabeça! ;) Mas é a ordem natural das coisas, aprender e evoluir. Quando acabaste o secundário também tinhas esse "medo" da universidade e agora o medo é sair!! A vida é mesmo assim :)
    ANOTHER DESIGN BLOGG'IRL
    ctigredesign.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. Ainda não passei por isso mas para lá caminho
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Depois da licenciatura vem o medo de não saber o que fazer a seguir :(

    ResponderEliminar
  14. A minha falta muito para acabar. Ao mesmo tempo em que quero que termine logo, não quero também, porque bate aquele medo do futuro, de saber ligar caso não consiga um emprego na área.

    Deve ser bastante estressando mesmo, é uma mistura de sentimentos.

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderEliminar
  15. Estou a passar pela mesma situação que tu! Sei que provavelmente não é o mais acertado, mas tento nem passar muito nisso nem fazer planos. Estou a deixar ir e ver no que dá, se não a minha ansiedade apodera-se de mim 😂
    Beijinhos!

    LOSING MA MIND

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário! É muito importante!